08 SP_AGOSTO 2014

Coleta Seletiva em Cruzília

Foi realizado um evento de abertura e conscientização envolvendo toda comunidade para que colaborem da melhor forma possível a preservar o meio ambiente e gerar renda aos trabalhadores que encontram nos recicláveis sua forma de viver.

A Prefeitura iniciou em Cruzília no dia 4 de agosto o trabalho de Coleta Seletiva do Lixo. No fim da matéria tem uma imagem com os dias da coloeta em cada bairro e uma imagem explicando quais os tipos de lixo e como devem ser separados.

Abaixo segue a programação da coleta em nossa cidade:

coleta-cartaz

1) RUAS COMERCIAIS E ADJACENTES: Ruas Samuel Lemos Gonçalves, Carolina de Souza Arantes, José Ribeiro Arantes, Ângela Maria Sciani, trecho da Edmundo Azevedo Junqueira, Odon da Silveira, Samuel Andrade de Paiva, Sebastião Isidoro, José Antão de Carvalho, Antonio Penha de Andrade, Domiciano Ferreira Martins, José Ribeiro de Arantes, Prof. Pedro Ferreira de Souza, Praça Monsenhor João Câncio, Praça Capitão Maciel, Coronel Serafim Pereira, travessa Capitão Pinto, José Rodrigues de Souza, Av. José Pinto Ribeiro Sobrinho (Parcial), Cel. Serafim Pereira, Travessa Capitão Pinto, Capitão Pinto, Capitão Prudente, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

2) CENTRO: Vereador Hélio Ferreira Alvarenga, Tito Mori, Cel. Cornélio Maciel, Cicero Maciel Fortes, Trav. Lenisa F. Andrade, Monsenhor Alckmin, Palmira F. Maciel, Maria Cândida P. Maciel, Argentino Reis Junqueira, Vivaldo F. Garcia, João Vieira, João Inácio, Joaquim Narciso, Antônio Furtado Calheiros, Pedro J. Arantes, Capitão Pinto, Antônio Pereira Lima, Praça Cap. Maciel, Praça Monsenhor João Câncio, Cel. Cristiano Meireles, Major Arlindo de Paula Ferreira, Jacinto José Ribeiro, Lulu Teixeira, Cap. Prudente, Pedro C. Filho, Rua: Major José Flauzino, Rua Cel. Cornélio Maciel.

3) VILA NOVA: Adeodato Reis Meireles, Prof. Juca Lintz, Lila Ferreira Maciel, João Severino da Silva, João Carlos Filho, Professor Manuelito Maciel, Antônio  Furtado Calheiros, Seis de Março, Joaquim Rodrigues, Belmiro A. Calheiros, Padre José Vicente, Major Pedro C. Penha, João P. Souza.

Importância da Coleta

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de o outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva do lixo.

Sabe-se que a coleta seletiva é um sistema de reconhecimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados.

A coleta seletiva funciona também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. E também que é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom.

A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia são menos poluentes e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços precisos da cidade que poderiam ser usados para ouros fins.

Abaixo segue o panfleto utilizado nessa campanha:

coleta-folder

(1 Voto)