27 SP_NOVEMBRO 2018

Festival de Música de Cruzília

História

O Festival de Música de Cruzília, atualmente em sua 37ª edição (2018), é reconhecido como um dos mais tradicionais eventos do gênero em Minas Gerais.

Sua origem remonta ao princípio da década de 1970, época de intensa perseguição política e de censura às liberdades individuais, como a liberdade de expressão, através do próprio Governo Federal, controlado então pela “caserna”.

Na época, a pequena cidade não ficou alheia aos acontecimentos nacionais. Sem apelar para a violência armada, um grupo cruzilienses resolveu contradizer o regime militar então vigente com a criação de um evento musical popular, um espaço público onde os artistas locais e da região pudessem mostrar a sua arte, melodia e letra.

Assim, foi produzida a primeira edição do famoso Festival sem qualquer apoio do poder público municipal, realizada no Clube Recreativo Encruzilhadense (CRE) no dia em que se comemorava o aniversário de emancipação política da cidade.

Considerado como a “Menina dos Olhos”, o Festival de Música de Cruzília, nas edições posteriores, evoluiu e conquistou credibilidade maior, passando a ser realizado em três dias, dispondo de estrutura técnica profissional e atraindo inúmeros artistas, compositores e músicos, que vieram, mais tarde, a tornarem-se grandes nomes da música popular brasileira, como Marcus Viana, Chico César, Márcio Borges, Silvio Brito, Tibério Gaspar, Zé Alexandre, dentre outros.

Em meados da década de 1980, o Festival de Música de Cruzília passou a fazer parte do calendário cultural da cidade e do Estado de Minas Gerais, contribuindo para o reconhecimento do município como polo cultural regional. Sempre enormemente aguardado e agradando todos os cruzilienses, cruzilienses ausentes, visitantes e músicos participantes de todo o Brasil, o Festival de Música constitui-se no momento festivo máximo de Cruzília e para o qual mais acorrem frequentadores, pois que é realizado hoje em espaço público, portanto, aberto aos amantes da boa música.

É o evento que melhor celebra o povo cruziliense e promove a valorização da cidade, turística e economicamente, atraindo admiradores de sua gente e do seu patrimônio cultural e histórico.

(Nenhuma foto cadastrada - Participe e nos envie sua imagem)

Anos que tivemos o Festival

1970 - 1991..

Participe você também: Nos envie material dos festivais

Horário de atendimento da Prefeitura de Cruzília
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 12:30h às 17:00h.
Telefone: (35) 3346 1250