30 SP_JULHO 2022

Iluminação obsoleta começa a ser trocada em Cruzília por novas luminárias de LED

Luminárias possuem 150w e são consideradas como uma das melhores do mercado, trazendo mais eficiência à iluminação e segurança à população

2 Easy-Resize.comA rua Maria da Cava, em Cruzília, é um local de acesso para a cidade de São Thomé das Letras. Extremamente movimentada, estava com a iluminação deficitária. Isso até esta sexta-feira (29), ocasião em que foi realizada a substituição das luminárias e braços dos postes para aumentar a eficiência da luminosidade.

A troca da iluminação foi concretizada pela Ricel Instalações Elétricas. A empresa presta serviço para Cruzília por intermédio de consórcio efetivado pela Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag), com licitação feita pela associação. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) passou a manutenção da rede elétrica para os municípios do estado. “Como as cidades não têm mão-de-obra, maquinário e equipamentos qualificados, é feita a terceirização para as empresas credenciadas junto à Cemig”, explicou o secretário de Obras, Heleno Alvarenga.

Com a troca, os braços que sustentam as luminárias da rua Maria da Cava estão mais longos para a iluminação chegar ao meio da rua e não apenas aos 80cm próximos aos postes. Agora, a cabeça da luminária é de LED com 150w, equipamento considerado como um dos mais modernos do mercado.

“Essa troca favorece a economia de energia e a segurança da população, uma vez que já teve diversos acidentes nesta rua. É uma obra prioritária para o município”, salientou Heleno.

Emerson Luis de Sousa, funcionário da Ricel, explicou como foi feita a substituição da iluminação obsoleta pela nova. “Estamos fazendo a mudança da iluminação antiga por esta nova de 150w. Isso vai trazer mais eficiência para o sistema de iluminação. Quero dizer que essa ação é graças à grande parceria da empresa com a Prefeitura de Cruzília, para benefício dos moradores”.

A dona de casa Leonir Maria Maciel da Silva, moradora do bairro, ficou satisfeita com a nova iluminação. “À noite, a gente tinha até medo. Estava precisando urgentemente. É uma coisa muito boa para a cidade, porque as ruas são perigosas quando estão muito escuras. Isso é excelente!”, ressaltou.

Além da rua Maria da Cava, a avenida Padre Waldo Ferreira Maciel também teve a iluminação de vapor de sódio, considerada defasada, trocada. “Essa é a avenida da Copasa e local de acesso para a Serrinha, ponto turístico da cidade, onde, inclusive, está localizado o Cruzeiro, que é o Santuário da Santa Cruz. Aqui é extremamente movimentado. Tem muita gente que faz caminhada e muita criança. Por isso, colocamos os mesmos LEDs instalados na rua Maria da Cava”, falou o secretário de Obras.

3 Easy-Resize.com

A troca na avenida Padre Waldo começou em frente à Copasa e foi até o final da avenida, aumentando a segurança às pessoas, incluindo contra animais peçonhentos, por causa do terreno ao lado que é uma pastagem.

O morador e comerciante Régis agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “A gente agradece ao pessoal pela atenção, em especial ao secretário Heleno, e também, ao pessoal da limpeza, porque a rua está limpinha. E dizer que a iluminação agora ficou ótima, melhor para todo mundo, tanto para mim que sou morador e tenho um comércio aqui, quanto para as pessoas que frequentam o local. Agradeço muito pela troca, porque aqui apareciam muitos animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, entre outros, e não dava para enxergar. Então, agora a criançada e o pessoal da caminhada vai poder ver melhor e se proteger”.

1 Easy-Resize.com

A Praça do Ypiranga é outro ponto da cidade que teve a nova iluminação de LED com 150w instalada. “Aqui, iremos fazer uma intervenção para devolver a pracinha à população do jeito que era antes. E o primeiro passo foi iluminar o local, que também é bem movimentado, estando na porta do estádio do Ypiranga Atlético Clube”, contou Heleno.

4 Easy-Resize.com

A iluminação da praça também era de vapor de sódio, com um poste de quatro braços, mas não tinha eficácia. Agora, as quatro novas luminárias de LED estão ligadas à rede pública. Antes, a iluminação era conectada ao estádio do Ypiranga, que é particular e não tem a responsabilidade de pagar pela iluminação. Além disso, as luzes só eram ligadas quando o estádio recebia eventos.

O vereador Gleibson Hesley Machado de Souza, morador do bairro, esteve na praça e falou sobre a nova iluminação. “Esse era um pedido dos moradores. Estava muito escuro e ruim para todos. Aí pedimos o auxílio para a Secretaria de Obras e ao prefeito Merola, e fomos atendidos com a melhora da luminosidade para a população”, disse.

6 Easy-Resize.com

O secretário de Obras informou que Cruzília foi contemplada no Programa Minas LED. Inicialmente, o município irá receber 81 pontos de iluminação em LED de 150w. O número de instalações aumentará gradativamente à medida que o fluxograma se desenvolverá.

“É importante a população saber que estamos começando os trabalhos. Tudo depende dos trâmites legais, incluindo orçamento, porque um equipamento desse não é barato. Ressalto que estamos contando com o apoio da Câmara e, conforme conseguimos dotação, a Amag faz a licitação, nós fazemos a adesão, depois o serviço é contratado e a empresa passa pela aprovação da Cemig para o início das instalações”, informou Heleno.

5 Easy-Resize.com

Fonte: Assessoria de imprensa.