21 SP_NOVEMBRO 2022

Prefeitura realiza Roda de Capoeira na Praça Capitão Maciel em comemoração ao Dia da Consciência Negra

OdélcioEm comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Prefeitura de Cruzília, por meio da Secretaria da Cultura, dos Esportes e Turismo, realizou, no domingo, a Roda de Capoeira com o Grupo Lua Nova. A apresentação aconteceu no Coreto da Praça Capitão Maciel.

“O município de Cruzília tem o privilégio de possuir esta prática cultural reconhecida como Patrimônio Cultural pelo Iphan, em 2004, e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2014”, ressaltou a secretária de Cultura Gisely Maciel.

O mestre do grupo Lua Nova, Odélcio Fernando da Silva, ressaltou a relevância da apresentação da capoeira no dia da Consciência Negra. “É uma honra representar o grupo aqui neste avento, no dia da Consciência Negra, uma data muito importante para todos nós. Sinto-me honrado em ser o mestre e representar o grupo”, comentou.

A capoeira, além de fomentar a prática de atividade física, a disciplina e o respeito, também incentiva o amor. É o caso do contramestre do Lua Nova Wiler da Silva Morais e a professora Aline Aparecida Caetano, que se conheceram na capoeira e são alguns dos fundadores do grupo.

capoeira 1

“Eu conheci o Wiler na capoeira e estamos juntos até hoje. Sou professora formada há seis anos no grupo. Nosso projeto foi instalado em Cruzília desde 2010. Ele ajuda os jovens a estarem no esporte e não nas ruas. Graças a Deus, neste mandato, a Prefeitura tem nos apoiado muito, com viagens a campeonatos e cedendo o Sindicato Rural, onde damos as aulas”.

Ao falar sobre o que a capoeira representa para a sua vida, Wiler foi enfático: “a capoeira na minha vida é tudo. Vim pra ela com 17 anos, quando parei de jogar bola, e até hoje, com 43 anos, estou aqui praticamente formado dentro da capoeira, como contramestre do mestre Odélcio. A capoeira representa a inclusão da sociedade ao mundo da ‘capoeiragem’ e também para trazer as crianças e afastá-las das drogas e demais coisas erradas”, salientou.

Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro marca a morte, ocorrida em 1695, de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da história do Brasil e símbolo da luta contra o sistema escravagista do país. “Como parte das reflexões sobre o Dia da Consciência Negra, a Secretaria da Cultura, dos Esportes e Turismo de Cruzília, reforça seu compromisso com a cultura de matriz africana em Minas Gerais: a afro mineiridade. Como ação de salvaguarda do Patrimônio Cultural, realizamos a apresentação da Roda de Capoeira na Praça Capitão Maciel com a importante contribuição do Grupo Lua Nova”, destacou Gisely.

capoeira 2

Capoeira
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil. A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus.

A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

Fonte: Assessoria de imprensa.